Informações

 

Apnéia do Sono

Pausa respiratória devido à obstrução em vias aéreas com duração de segundos no período do sono.
Redução do fluxo de ar maior que 80% pelo menos 10 segundos associado com queda na saturação do oxigênio ou um despertar breve. 

Bruxismo
É o ranger ou apertar dos dentes durante o sono, ocorrendo contrações repetidas do músculo da mandíbula podendo ser leve, moderado e severo.podendo levar a destruições dental e dores orofaciais.

Clinica de CPAP
Destinado a atender pacientes que necessitem adaptação ao uso do aparelho CPAP observando a correta utilização para melhora da qualidade do sono.

 

CPAP (Continuous positive airway pressure)(Pressão continua nas vias aéreas)

Aparelho utilizado quando identificado apnéia do sono que mantém as vias aéreas abertas cessando o ronco e podendo ser com pressão fixa ou auto ajustável.

 

Convulsão Noturna.
Tipos de crises convulsivas que aparece quando a pessoa esta dormindo produzindo alterações visíveis no exame de polissonografia.

Fragmentação do Sono.
Breves despertar durante a noite comprometendo a qualidade do sono.

Hipopneia
Redução do fluxo de ar de entrada maior que 20% por no mínimo 10 segundos, associado a queda  da saturação do oxigênio no sangue.

Hipnograma
Registro gráfico que representa uma noite de sono identificando as fases de sono.

Índice de Apnéia de Hipopneia.
Valor numérico que representa o numero de apneia e hipopneias que ocorrem durante uma noite de sono podendo ser leve, moderada ou grave.

Insônia
Dificuldade  em iniciar e/ou manter o sono, presença de sono não reparador, ou seja insuficiente para manter uma boa qualidade de alerta e bem estar físico e mental durante o dia.

Laboratório do Sono.
Local onde se realiza exame de polissonografia , diagnosticando os distúrbios do sono.

Melatonina
Hormônio do sono produzido no inicio da noite que ajuda no ato de dormir.

Movimento Periódico de Membros
Distúrbio verificado durante a noite quando ocorre movimentos seqüências de braços ou pernas que fragmentam uma noite de sono.

Narcolepsia.
Um distubio genético caracterizado por sonolência excessiva diurna e por vezes ataques de sono durante o dia.

Polissonografia
Exame que consiste na observação de uma noite de sono que é  reproduzida na clínica em seu horário normal de sono, sendo monitorados as fases de sono.


Síndrome de Pernas Inquietas
Transtorno verificado durante o dia onde o individuo sofre por necessitar movimentar as pernas constantemente.

Ronco
Ruído desencadeado ao nível da garganta quando ocorre uma obstrução para passagem do ar reproduzindo o ronco, podendo ser fraco moderado ou intenso.

Sono REM.
Fase do sono  que representado pelo movimento rápido dos olhos , onde existe intensa atividade cerebral e relaxamento de musculatura corporal.

Sono profundo.
Fase do sono que representa lentidão das ondas cerebrais e atividade motora corporal.

Sonho 
Segundo Freud o sono seria o mergulhar em nosso inconsciente. Todas pessoas sonham na fase REM do sono, porem nem todos lembram.

Sonambulismo.
Episodios recorrentes de levantar do sono profundo tipicamente no terço da noite, sai da cama e caminha é comum na infância entre 5-12 anos de idade. Ocorre em 40% das crianças.

Terror Noturno.
Consiste em sentar na cama durante o sono e emitir grito de terror , apresenta componente genético e máxima inidencia entre 5-7 anos e desaparece na adoslencia.